Jovens de todo país estão às voltas este mês com aulas extras, apostilas e longas horas dedicadas ao estudo, na reta final para a preparação para as provas do vestibular. A incerteza sobre os resultados do Enem só aumenta o stress e coloca ainda mais pressão na garotada. Por isso, toda ajuda é válida. Para facilitar a rotina de estudos dos vestibulandos, O Livreiro (www.olivreiro.com.br), a rede social para quem gosta de ler, oferece aos jovens resenhas de diversas obras de literatura que são solicitadas nas provas.

O Livreiro oferece um dossiê de informação sobre mais de 25 livros, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. São textos sobre a importância da obra e sua contextualização histórica, resumo e temática do enredo e biografia do autor. Estas informações não substituem a leitura do livro, mas ajudam o estudante na simplificação de sua rotina, funcionando como uma apostila de apoio ao estudo. As resenhas foram redigidas por Antonio Olivieri e sua empresa de conteúdo educacional Página 3.

Além das resenhas, no Livreiro é possível ler online mais de 200 obras de domínio público, tais como Don Quixote e O Alienista.  Além disso, o estudante pode trocar informações sobre os livros com outros leitores cadastrados na rede social e ter acesso a comentários de outros usuários sobre as obras. Para quem não tem acesso fácil a uma biblioteca, o apoio de um cursinho ou busca um grupo de estudos em literatura, O Livreiro pode ser uma boa opção, com a vantagem de oferecer estes serviços gratuitamente.

O Livreiro já possui cerca de 110 mil usuários cadastrados em todo o país desde seu lançamento em julho/2009. O usuário pode montar sua própria estante virtual de livros, indicar seus favoritos, criar suas próprias listas, comentar sobre as obras e autores, criar comunidades, compartilhar informação e fazer amigos online. Por ser uma iniciativa brasileira, todas as informações estão em português. Uma equipe especializada faz o atendimento ao usuário, auxiliando-o na navegação e utilização da rede. O Livreiro é um projeto beta e está em constante evolução, com base nas sugestões dos próprios usuários. Reúne principalmente adolescentes e jovens que buscam se relacionar pela Internet com outras pessoas também interessadas em livros. É o Brasil a caminho de se tornar um país de leitores.