O morador do Complexo do Alemão dá pontuação 41 para os postos de saúde e 29 para os hospitais públicos contra as notas 52 e 38 dadas pelo morador da zona Sul, Barra da Tijuca e Santa Tereza (batizada de Zona “B” na pesquisa) para os mesmos itens. Porém, de um modo geral, a saúde na cidade vai mal, segundo a pesquisa – resultante de 1.100 entrevistas feitas entre 05/09/2009 e 10/05/2010 – revelando ainda que a avaliação das escolas públicas foi melhor no Alemão (59) do que entre os moradores da zona Sul, Barra da Tijuca e Santa Tereza (55).

Fruto de parceria entre o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV), o estudo “Índice de Percepção da Presença do Estado” revela a avaliação que o carioca faz de sua percepção de Educação, Saúde, Infraestrutura Básica, Transporte e Ambiente de Convivência – IPPE Serviços Públicos – que complementa a primeira parte da pesquisa (divulgada no dia 7 de junho) que retratou o IPPE Cidadania avaliando a percepção de inclusão, de justiça, segurança pública, universalismo e igualdade.

A pesquisa demonstrou, por exemplo, numa pontuação de zero a 100 – que o morador do Complexo do Alemão dá melhor nota (46) para a pavimentação das ruas que tem perto de casa que a avaliação (38) do morador das zonas Norte, Oeste e Central (Zona “A”). Para o pesquisador Fernando de Holanda Barbosa Filho, a avaliação dos serviços de transporte – 52 no Alemão, 55 nas zonas Norte, Oeste e Central e 63 na zona Sul, Barra da Tijuca e Santa Tereza mostra que “não existe uma cidade partida entre o asfalto e a favela, mas várias cidades dentro da mesma”.

O carioca fez uma avaliação acima da média para a distribuição de água que obteve as notas 74 (zona “B”), 62 (zona “A”) e 53 (Complexo do Alemão). A coleta de lixo recebeu pontuação de 73, 74 e 58 respectivamente. Já a distribuição de energia recebeu avaliações 65, 64 e 62. Os dados anexados revelam ainda a avaliação sobre disponibilidade de espaços de lazer, iluminação pública e ruas e avenidas de conexão.