As crianças da Escola Municipal Rinaldo De Lamare, na Rocinha, na zona sul da cidade ganharam, na manhã desta quarta-feira (16 de fevereiro), 500 títulos infantojuvenis – doados por diversas editoras – em cerimônia que contou com a presença da sub-secretária de ensino do Rio de Janeiro, Helena Bomeny, do curador do prêmio Jabuti José Luiz Goldfarb e da diretora da rede social O Livreiro, Verena Petitinga. Entre os livros, título de autores como Érico Veríssimo, Lygia Bojunga, além de diversas histórias infantis como as Princesas Disney e a coleção Baby Einstein.

A ação foi o “gran finale” de um concurso cultural promovido pela rede social O Livreiro – dedicada ao público leitor – para presentear com dois iPads a melhor história sobre o tema “Melhor Amigo”.  A iniciativa contou com mais de 2500 internautas que, além de escrever, indicaram a escola que deveria ganhar os livros novos de editoras parceiras. A Escola Municipal Rinaldo De Lamare ficou com 677 votos dos participantes.

Helena Bomeny destacou a importância do livro na formação das crianças: “Não adianta ter salas de aula sem livros adequados”, lembrou. Goldfarb revelou a expectativa de que “cada criança se apegue aos livros como formadores de sua cidadania e que mantenha o interesse pela leitura”. Verena Petitinga disse que ali representava os 130 mil integrantes da rede social: “Todos temos o grande compromisso de não viver apenas o mundo virtual, mas de promover as transformações que o mundo físico e real tanto precisa. Essa biblioteca premia o trabalho de todos os que se envolveram nesse projeto”, afirmou.